sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Desenvolvimento da Empunhadura

           O desenvolvimento da empunhadura passa por fases e pode ser formado de maneira diferente, mas ainda funcional, do que trifásicamente. Vamos ver os primeiros passos usuais do desenvolvimento da empunhadura:

Agarrada ou Pegada com o Pulso – é a primeira maneira que uma criança segura um lápis, por isso em crianças mais velhas também em chamada de empunhadura imatura, mas ela é típica do inicio do desenvolvimento se o seu filho esta começando a entrar em contato com giz, lápis e canetas, não espere mais que isso. 
Pegada Rodada – Polegar, indicador e o médio seguram o lápis abaixo da mão. Essa pegada é o segundo passo do desenvolvimento da empunhadura, normal em crianças de 2 a 3 anos. É um passo a frente da pegada com o pulso, pois permite maior controle e envolve maior numero de músculos. 


Pegada Trifásica – usando três dedos para segurar o lápis, é a pegada padrão, o que gostaríamos que todos tivessem. 
Pegada Quadrifásica – segurando o lápis com 4 dedos. Ela é bastante semelhante a trifásica, exceto que na um quarto dedo é incorporado na formação do anel que segura o lápis. É uma pegada funcional e não prejudicial apesar de parecer estranha. O quarto dedo é usado para adicionar um pouco mais de suporte, muitas vezes porque os lápis são pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário