sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Componentes de uma pegada funcional

         A medida que a demanda educacional aumenta as crianças tem sido forçadas a escrever mais do que realmente estão preparadas, e ainda são reprimidas quando a sua pega ainda é insegura ou incorreta, já que ainda não estão prontas para escrever por muito tempo. Elas acabam muitas vezes posicionando os dedos em diferentes posições para compensar algum desconforto durante a escrita.
       Vamos ver quais são os tripés da estabilidade e funcionalidade e demonstrar algumas pegadas que não são eficientes no controle motor fino Tripé da pegada funcional 

Estabilidade Proximal/ do corpo ; A criança tem uma boa estabilidade no sentar e do pulso na mesa, antes da segurança no movimento precisamos ter segurança na estase, parados. O posicionamento correto na cadeira, com os ombros alinhados trazem a segurança necessária para estabilizar mais um elemento; o lápis na mão. 

Estabilidade da mão/na mão; A consciência da mão como uma parte independente faz parte do aprendizado da pegada. Numa pegada funcional, a colocação estável dos dedos, estabiliza a mão e torna a escrita relaxada e não cansativa, já que estes criam um apoio solido. 

Mobilidade na mão; O Polegar, o indicador e o dedo médio é que devem fazer a maior parte dos movimentos do lápis. Eles são feitos para completar os pequenos movimentos necessários para criar uma coordenação fina delicada como escrever. Os músculos da mão precisam se desenvolver para os outros dedos não sejam colocados no meio da pegada tornando-a desorganizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário